Duvidas


Perguntas Frequentes 

O que é Root?

Obter acesso root nada mais é do que ganhar privilégios de administrador (ou super usuário) sobre o sistema operacional Android. Como o Android é baseado no Linux, a situação é, precisamente, essa: o usuário de um smartphone Android com acesso root é como o usuário do Linux que sabe a senha de super usuário e, portanto, pode rodar comandos usando “sudo” (super user do). Quem usa um Android sem acesso root, fica privado pode realizar determinadas operações sobre o sistema que precisariam de privilégios de super usuário Como o uso de aplicativos para
melhorias no sistema.


Perco a Garantia se Fizer root?

Sim,Você perde a garantia do seu aparelho por que o root viola as normas das operadoras
caso seu celular de defeitos você não poderá usar a garantia (Obs: já li em varios
fóruns e em outros vários lugares pessoas que relataram que o 
celular deu problema e estava com root e a assistência técnica fez a restauração do aparelho normalmente

Para que serve acesso root num Android atualmente?

Passada aquela fase inicial em que quase todo usuário poderia precisar do Market Enabler para poder comprar apps pagos no Android Market, o interesse por obter acesso root ao sistema operacional num celular com Android permaneceu apenas entre usuários com perfil mais “geek”. Os heavy users, fuçadores, que gostam de testar possibilidades como o uso do SetCPU para alterar a maneira como o sistema governa as frequências do processador. Alterações como essas não são disponibilizadas sem permissões de super usuário, portanto requerem acesso root ao sistema Android.
As vantagens atuais de obter acesso root no Android são oferecidas por um conjunto de apps com algumas funções bastante atrativas para esse perfil de usuários. Eu, por exemplo, preciso de acesso root ao sistema para usar o Titanium Backup, que me permite salvar dados de apps e configurações antes de fazer experiências com troca de ROM ou firmware.



 O que é rom(ou firmware (FW))?
A rom ou firmware é o software do aparelho, o sistema dele. Quando se fala em atualização da rom ou firmware, significa atualizar o sistema operacional dele. Esse tipo de atualização e dividida em dois jeitos diferentes:



Full = atualização que apaga todos os dados do seu aparelho.
Service =atualiza somente seu sistema, mais não apaga nada.


 O que é custom rom? 

É o nome dado a roms modificadas, alguma delas dão a possibilidade de realizar diversas alterações, que geralmente não estao presentes nas roms originais que vem nos aparelhos.

 O que é rom retail

A rom retail é basicamente a rom sem configurações de operadoras.


 O que significa fazer wipe?

Isto significa apagar os dados do telefone, e divide-se em 4 partes:

Wipe Cache: limpa o cache do sistema.
Wipe Data/Factory Reset: Limpa todo o sistema operacional do aparelho (também pode ser chamado de Hard Reset)
Wipe Dalvik Cache: Limpa o Cache Dalvik do sistema (cache dos aplicativos).



Encontrei um aplicativo no blogger, mais não sei se ele funciona no meu celular, posso testar?

Convenhamos que é a única forma de saber, rsrsrs. Instalar um app para testar se ele funciona nao danifica o aparelho. Logicamente que é sempre bom ter um anti-virus no celular

Siglas bastante utilizadas no mundo android:

.SBF
É um dos formatos mais utilizados (assim como o .SHX) para a compilação da FW dos aparelhos.

RSD
É apenas um programa que permite Flashear o seu aparelho.

MSU
Sigla do Motorola Software Update, programa da motorola para a atualização da sua FW. Ele não faz downgrade igual o RSD.

OTA
Sigla de over-the-air. Ou seja é atualização do seu aparelho, sem a necessidade de programas. Você efetua diretamente pelo aparelho, efetuando o download da FW pela sua rede de dados ou WIFI.

ADB
(Android Debug Bridge) é uma ferramenta que vem com o SDK do Android que permite que você controle e interface com o dispositivo Android.



Mas Duvidas Usem os Comentarios


0 Comments